Semeando Vida Com-Vida

PROJETO SEMEANDO VIDA E CUIDANDO DA COMUNIDADE: RELIGANDO O CONHECER AO VIVER COM-VIDA

Um projeto para a vida inteira - O Projeto Educação Semeando VIDA e CUIDANDO da COMUNIDADE: Religando o Conhecer ao Viver com-VIDA, realizado por um coletivo de 16 pessoas vinculadas a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), pode ser um poderoso meio para superar vários desafios que atingem as escolas e as comunidades no Estado do Amapá. 

O Projeto, construído numa concepção de complexidade (Edgar Morin), busca, a partir da relação professor-aluno, estender-se para o ambiente escolar e COMUNITÁRIO, alterando essa relação num processo DIALÓGICO e simultâneo de AUTO CONSTRUÇÃO e de CONSTRUÇÃO da outra pessoa e do mundo COLETIVAMENTE.

Para compreender o Projeto é necessário um olhar mais abrangente e profundo sobre a condição humana e suas expectativas frente a VIDA. Questões sobre quem somos e qual é o nosso papel ou função enquanto seres com VIDA são relevantes. A partir dessas questões ergue-se um mundo sócio-cultural e, nele, as expectativas humanas em relação ao futuro e à própria VIDA. Nessa trilha de pensamento elaboram-se as teorias sobre a função do educador e da escola. E a partir daí todo um quadro de ações se organiza e se desenvolve buscando fortalecer um modo social de "pensar-estar-sendo".

No projeto em questão, a partir desse olhar fundante, justificador da sua própria razão de ser projeto, avulta-se a "AMOROSIDADE CUIDANTE" como novidade e foco. Enquanto boa parte da sociedade moderna desperta para a necessidade de relações mais humanas e CUIDANTES, o Projeto, no seu fazer, já está realizando essa tarefa no sistema estadual de ensino, através da formação continuada.

Uma realidade que exige mudanças para o bem estar coletivo - A realidade mostra que mais conhecimento, mais progresso, tem gerado mais violência, mais abuso, mais degradação, mais perigo para a VIDA pessoal e coletiva. O conhecimento, a ciência, a tecnologia realizaram fabulosos avanços nas últimas décadas, compreendendo e intervindo cada vez mais intensamente na VIDA e no mundo. Apesar disso, a escola e a sociedade vivem cada vez mais afundadas no drama das drogas, do bullyng, do preconceito, do racismo, da desumanidade, do estresse, do desinteresse, da depredação, do desrespeito, da exploração, da criminalidade, da exclusão.

A superação dessas mazelas não se faz somente com mais conhecimento técnico-científico. É preciso acrescentar os VALORES ÉTICOS, humanos, ambientais, capazes de redirecionar o saber para a erradicação da fome, das desigualdades sociais e econômicas e para  a CONSTRUÇÃO da DIGNIDADE humana e da FELICIDADE.

Coerência metodológica: Do dizer-fazer-fazendo-vivendo - Um dos diferenciais nesse projeto é a CONSTRUÇÃO de uma vivência nos princípios que orientam as novas relações DESEJADAS desde a sua apresentação. Assim, a CONSTRUÇÃO do ABRAÇO, do CUIDADO, da AMOROSIDADE, não são apenas palavras e orientações para um fazer-viver futuro, mas são experimentações e "já VIVÊNCIA" na própria apresentação do projeto naquilo que este propõe.

Quem olha o projeto "de fora", sem atentar para a sua proposta, espanta-se e muitas vezes não compreende a dimensão e a profundidade do que está sendo CONSTRUÍDO. A praticidade acrítica que mobiliza as mentes não deixa perceber a profunda alienação, o trabalho sem sentido, a exploração pelo outro, a negação da VIDA em VIDA. As pessoas estão sendo encaminhadas para um fim melancólico, sem ALEGRIA, des-amadas por aqueles que foram maltratados, que não receberam um SORRISO e nem atenção quando mais precisavam. Faltou tempo para CONSTRUIR a ALEGRIA com o outro, porque o tempo era de correria, de busca cega por objetivos alheios à própria felicidade e à FELICIDADE COLETIVA! Além disso, vive-se ainda na cultura de que a produção somente ocorre na ausencia do SORRISO, da ALEGRIA. É a visão de trabalho como atividade degradante. Então, para quem sofre no e com o trabalho, é extremamente debochante que alguém esteja ALEGRE num fazer que aliena o observador. Este não percebe que o próprio RISO é a rebeldia, numa CONSTRUÇÃO subversiva do NOVO.

Os princípios de vivência do projeto são:  CO-RESPONSABILIDADE, CRIATIVIDADE, DIÁLOGO, CORPOREIDADE, CARINHO-AFETO, CO-AVALIAÇÃO-REFLEXÃO, CUIDADO AMOROSO, CONSTRUÇÃO COLETIVA (CO-CRIAÇÃO), COMPLEXIDADE (conexão-religação), CONHECIMENTO-AÇÃO, VIDA em ABUNDÂNCIA (centralidade).

O ponto de partida é a consciência de "estar-se em permanente CONSTRUÇÃO" e, em estando, AUTO-CONSTRUIR-SE, optando pela possibilidade de tornar-se mais CUIDANTE das VIDAS no-com o planeta. Todo conhecimento e toda ação devem estar voltados e comprometidos com a VIDA PLENA e DIGNA para todos e todas, sem qualquer distinção.

Sabendo-se ser histórico e inconcluso (Paulo Freire), a busca desse "ideal" de pessoa é uma tarefa permanente e inacabável. A cada um/a cabe a RESPONSABILIDADE dessa tarefa AUTO-CONSTRUTIVA tendo, ao mesmo tempo, a COMPREENSÃO da INTERDEPENDÊNCIA que possibilita a CONSTRUÇÃO humana de forma AFETIVA e COMPROMETIDA com o BEM comum.

Finalidades do Projeto - Toda caminhada inicia com o primeiro passo, e o esforço do início pode tornar-se prazer, consciência e ato intencional. Tudo isso está na CONSTRUÇÃO de uma razão, de um sentido para a VIDA e para vivê-la. Ao vislumbrar tal sentido, vislumbra-se ao mesmo tempo uma fábrica potente de energia inesgotável que impulsiona todo o fazer humano sem necessidade de estímulo exterior. É a AUTONOMIA, o poder interno de AUTO-MOBILIZAR-SE e de CO-RESPONSABILIZAR-SE pela VIDA, sua permanência e seu futuro.

A caminhada proposta desdobra-se nos seguintes fazeres (metas):
* Tornar visível a dimensão CUIDANTE-AMOROSA nas relações na escola;
* Vivenciar o CUIDADO AMOROSO no DIÁLOGO, no RESPEITO e na não-violência;
* Entrelaçar a dimensão CUIDANTE-AMOROSA com a dimensão cognitiva;
* Fortalecer em cada educador e educadora a AUTO-CONSTRUÇÃO na AMOROSIDADE.

Os resultados esperados-desejados:
* Redução do estresse - do ponto de vista profissional, espera-se uma redução progressiva do estresse decorrente da redução da animosidade, dos conflitos, do desrespeito, do autoritarismo. "uma das finalidades do projeto é diminuir o estresse causado, talvez, por uma metodologia onde a DESCOBERTA, a NOVIDADE é algo que praticamente não existe" (Orivaldo Azevedo);
* Ambiente escolar PACÍFICO-ACOLHEDOR - um ambiente fruto da CONSTRUÇÃO COLETIVA e CO-RESPONSÁVEL de cada pessoa que circula no meio escolar, sempre buscando, através do DIÁLOGO e do CUIDADO AMOROSO, mantê-lo propício à COOPERAÇÃO;
* CONVIVÊNCIA - é o que possibilita a CONSTRUÇÃO do mundo de forma AFETIVA e COMPARTILHADA;
* SOLIDARIEDADE além da escola nos desafios pela qualidade da VIDA - é o COMPROMETIMENTO humano, solidário com o outro, para a superação dos desafios que ultrapassam o limite estrito do prédio escolar e que atingem as pessoas individual, familiar ou COMUNITARIAMENTE. As causas das várias formas de violência devem ser negadas pela ação humanizadora e AMOROSAMENTE CUIDANTE, comprometida com o outro e com a VIDA;
* COOPERAÇÃO na CONSTRUÇÃO de ambiente escolar e COMUNITÁRIO com JUSTIÇA e DIGNIDADE para todos e todas - a construção e fortalecimento da JUSTIÇA e da DIGNIDADE deve ser um esforço comum e permanente de todas as pessoas que desejam um mundo MELHOR para viver. Nessa interdependência do viver o problema de um é problema de todos;
* PRAZER de ensinar-aprender - o bom trabalho é aquele que propociona o PRAZER para quem o executa. As relações interpessoais são determinantes para esse clima. AMIZADE, SOLIDARIEDADE, COMPROMISSO, COMPARTILHAMENTO, são importantes nessa construção;
* Realização no e com o trabalho - é a busca de cada pessoa e de toda a comunidade. É essa condição que POTENCIALIZA e ESTIMULA o DESEJO de continuar e fazer cada vez melhor o que já se faz e de INVENTAR, INOVAR, OUSAR.

Abrangência e Metas do Projeto:
O Projeto tem abrangência estadual e está sendo vivenciado nas redes públicas estadual e municipais. Por conta das condições objetivas (falta de mais pessoas e de recursos) estão sendo priorizadas as séries iniciais do ensino fundamental. A proposta é implantar o projeto para ser VIVENCIADO por docentes, funcionários, pais/mães, alunos/as e COMUNIDADE. As ações são de apresentação e visitas para acompanhamento e avaliação (esta desdobrada nos "resultados esperados").

A meta é concluir em dois anos (2011-2012) a apresentação do programa para a rede pública que abrange as séries iniciais do ensino fundamental e realizar, nos dois anos seguintes (2013-2014), a apresentação aos demais níveis e modalidades da educação básica no Estado.

Trabalho que vai além da execução
O Coletivo que coordena e executa o projeto realiza também estudos, pesquisas, elabora e cria materiais e outros recursos pedagógicos coerentes e adequados ao desenvolvimento dos trabalhos. O ineditismo do trabalho no Estado exige a CONSTRUÇÃO e adequação desses recursos, além de elaboração teórica de fundamentação, desenvolvimento e avaliação. Cartilhas, músicas, textos, filmes, aproveitamento de materiais da comunidade, estão sendo produzidos, organizados, ressignificados, com o intuito de atender as necessidades metodológicas do projeto. Devido a carência de recursos financeiros necessários para o projeto, diversos materiais estão sendo produzidos de forma artesanal e distribuidos com muitas dificuldades.

Considerações gerais
1. A nova maneira de caminhar em um caminho já conhecido - diferencial do projeto -, será introduzir os indicadores de qualidade da dimensão AMOROSA em relação DIALÓGICA com os indicadores de qualidade da dimensão cognitiva. A crença está no fato de que é o EMOCIONAR que fornece significado-razão para a cognição. Os índices objetivos (IDEB, ENEM, etc) serão MELHORADOS com um novo EMOCIONAR. Por exemplo, se a COMUNIDADE estiver mais FELIZ, menos violenta e mais CUIDANTE, os índices tradicionais de qualidade serão melhorados e, ainda que isso não aconteça, o fato de estarem mais FELIZES-CUIDANTES, por mediação da escola, já significa melhoria da qualidade na/da educação. Por outro lado, o fato de os índices tradicionais serem elevados não tem garantido a Qualidade da VIDA que almejamos (Coletivo de Educação Continuada).

2. Estou convencido de que uma educação para um projeto DE VIDA e para a realização de culturas de PAZ e de PARTILHA AMOROSA da VIDA e da FELICIDADE deve fundar-se e deve estar dirigida a uma nova postura diante da VIDA. (Carlos Rodrigues Brandão)

3. Eu sou um ENCANTADOR de SONHOS e a função de um ENCANTADOR de SONHOS é encantar SONHOS pessoais e COLETIVOS, de tal forma que se transformem em seres LUMINOSOS, capazes de percorrer o caminho entre o reino mental, dos SONHOS e IDEAIS e o reino material da plena manifestação física. Assim, convido todos a participarem de uma jornada em busca da manifestação de seus SONHOS mais profundos e LUMINOSOS. (Evandro de Castro Sanguinetto).

Pré-Coordenadores do Projeto-Programa:
Ana Maria Vidal Barbosa; Antonio Eugênio furtado Corrêa; Deusa Maria Rodrigues Ilário; Débora Silva Moreira; Fernanda Cristina Baia Gomes; Magno José Távora de Mendonça; Manoel das Graças Monteiro Batista; Márcia do Socorro M. Cardoso; Mara Alves dos Santos; Maria das Graças Lopes Rabelo; Maria José da Costa da Silva; Nestor Ribeiro de Albuquerque; Nazilda dos Reis Ferreira; Orivaldo de Azevedo Souza; Samira Costa de Oliveira; Simone Cristina Silva de Souza; Mirlene.















   



 





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