17 de outubro de 2013

AMAR EXIGE CRIAR UM OUTRO PENSAR

Amar exige criar um outro pensar
Sempre que a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. (Bob Marley?)
Pari a Camila, o Cristiano e o Lucas, filhos de pai negro com esta mãe que tem a cor das águas do rio Amazonas. Ao olhar para minhas crianças com suas peles negras, pensei: Como criá-las, protegendo-as de possíveis olhares preconceituosos? Como possibilitar a essas crianças negras a construção de uma harmonia, capaz de fazê-las crescerem felizes?  Foi então que fiz a minha escolha, eu iria criá-las com amor e juntos iríamos aprender a conviver com um mundo de muitas contradições e verdades... Desde então fui aprendendo a embelezar as senzalas que teimavam em ser para mim um espaço de feiura e tristeza. Comecei a senti-las, não só como um lugar de lamentos, mas também de danças, de amor e de aprofundamento da espiritualidade. Guardei as correntes que prendiam o meu pensamento num cantinho qualquer da alma, aprendi a cultivar flores ao redor dos quilombos para que se tornassem um lugar bonito de encontro e de esperança, portanto, sinalizador de outras liberdades. A partir daí seguimos caminhando mais livres, sem argolas em nossos pés e sem rancor na alma.
Não nego que foi um aprendizado dolorido, porque também eu tive que educar os opressores que habitavam e ainda habitam dentro de mim. Fui aprendendo a olhar para meus filhos e minha filha sem destacar a cor de suas peles, mas ver o amor se fortalecendo nos seus passos e tropeços.
Contudo, nunca os fiz negarem sua cor. Eles foram criados sabendo serem pessoas negras, sabendo serem pessoas generosas, estudiosas, gente cheia de amor no coração e nas ações.
Hoje compreendo que somos pessoas diferentes. Respeito a diversidade no ser humano, mas essa diversidade precisa caminhar para a unicidade, para  o encontro e para a compartilha da beleza de sermos folhas da mesma árvore.
Portanto, não deixemos que a cor de nossas peles continue a nos separar. Prometo refazer o meu pensar, criar outros sentimentos, como, a ternura e o acolhimento, para carinhosamente te abraçar... Como canta o Taiguara, “ Hoje a minha pele já não tem cor, vivo a minha vida seja onde for”. (Deusa)



Sameera Chathuranga Postado Por Jadiel Jackson

O Blog Macapá Semeando oferece a você o acesso a vários links. Aqui você pode ter acesso aos nossos Projetos, Textos, Fotos e Vídeos, você também poderá baixar Músicas além de acessar nossos materiais educacionais. Você também pode dialogar diretamente com nossa equipe pela Pagina "Fale Conosco". Comente, deixe o seu Recado logo abaixo. Sua Opinião é de extrema importância para nossa equipe. Obrigado!

Obrigado!

2 Comentários :