15 de fevereiro de 2014

COMENTÁRIO DE CLARA - A FORMAÇÃO PELO EXEMPLO - A EDUCAÇÃO INTEGRAL

COMENTÁRIO DE CLARA, em 11fev2014, no texto de Emir Sader: A pedagogia dos médicos cubanos (sitio da revista Carta Maior - http://www.cartamaior.com.br/)

Vivi em Cuba por 3 anos e posso dizer que é errado que os cubanos não tenham liberdade individual ou de expressão ou pelo menos isso não é nada perceptível. Meus colegas cubanos eram os mais irónicos e críticos e se expressavam nos trabalhos que faziam de cinema ou de teatro que depois eram exibidos no maior cinema de Havana, o cine Chaplin. Vi em Cuba peças de teatro super radicais e críticas muito mais que qualquer coisa que tenha visto no Brasil ou em outros países onde vivi. Por outro lado infelizmente também não é certo que o sistema de saúde em Cuba é uma maravilha, Cuba é um país muito pobre, passou por uma grande crise durante o período especial com o fim da URSS. Os problemas da saúde estão sobretudo na falta de equipamentos e coisas básicas, muitas vezes viajei uma hora para fazer algum exame mais complexo e ao chegar no hospital não pude fazê-lo porque acabou a luz ou porque a lâmpada do raio-x tinha queimado e não havia outra mais para substituir. Mas no que diz respeito aos médicos, ou à maioria deles, já que cada pessoa é diferente, fico sem palavras. O nosso médico, respónsavel pelos alunos do lugar onde estudava, dedicou toda sua vida à saúde dos alunos, professores e trabalhadores da escola. Das centenas de alunos e pessoas que passaram por lá, cada uma recebia atenção privilegiada, ele nos acompanhava a cada exame, ele mesmo dirigia o carro do campo aonde vivíamos à Havana, ele passava às noites ao lado de algum aluno internado, além disso a escola preparava dietas especiais para os alunos doentes, recomendadas pelo médico e pelas enfermeras, nos davam sucos para levar para nosso quarto, nos davam as medicinas gratis etc. A equipe de enfermeiros era incrível. Nosso médico é um homem além de tudo muito culto com conhecimentos de medicina oriental, tratava alguns alunos com essas técnicas. Enfim, tratava não, trata, porque nesse momento ele está lá trabalhando. E sei que como ele há tantos outros médicos. Como eu adoro esse médico, que é um senhor já a ponto de se aposentar, digo que não há ninguém como ele. Mas sei que em Cuba há outros tantos médicos tão dedicados. Para nós que o conhecemos ele é um exemplo e é como um pai pra gente, pai de muitos filhos... uma pessoa muito querida que eu nunca esquecerei. Tomara que os moradores do interior do Brasil tenham a oportunidade de conhecer pessoas-médicos como ele...
postado por eugenio correa em 15fev2014sab




Sameera Chathuranga Postado Por Jadiel Jackson

O Blog Macapá Semeando oferece a você o acesso a vários links. Aqui você pode ter acesso aos nossos Projetos, Textos, Fotos e Vídeos, você também poderá baixar Músicas além de acessar nossos materiais educacionais. Você também pode dialogar diretamente com nossa equipe pela Pagina "Fale Conosco". Comente, deixe o seu Recado logo abaixo. Sua Opinião é de extrema importância para nossa equipe. Obrigado!

Obrigado!

0 Comentários :

Postar um comentário