29 de maio de 2015

Conferência debate prioridades educacionais do Amapá para os próximos dez anos


                    
         Conferência debate prioridades educacionais do Amapá para os próximos dez anos


Após três dias intensos de debates e votações, envolvendo cerca de 450 educadores de todo o Estado, o Governo do Amapá, por meio da secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou a Conferência Estadual de Educação 2015, que foi concluída nesta quinta-feira, 28, no espaço do templo central da Assembleia de Deus em Macapá.
Foram elaboradas 31 metas e estratégias que compõem o documento base que prevê projetos, programas e ações educacionais para os próximos dez anos, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).
A construção coletiva do Plano Estadual de Educação (PEE) tem como um dos principais objetivos legitimar as propostas coletadas junto aos municípios e avaliar as políticas públicas para a educação.
Para o presidente da comissão de elaboração do PEE, Eugênio Furtado, o plano se concretiza como um espaço de diálogo das políticas educacionais e debate de propostas que refletem diferentes realidades educacionais.
"O plano tem o caráter político de indicar o rumo, mas também tem o caráter muito fortemente pedagógico, pois são nesses debates que temos a oportunidade de conhecer a realidade da educação, os anseios e limitações, assim como construir nossos desafios para a educação no Estado; no nosso entendimento, a educação repercute em todas as outras áreas: na saúde, no trabalho e emprego, segurança pública e demais; é um verdadeiro aprendizado e um desafio", destacou.
As propostas apresentadas foram votadas e agrupadas nos seguintes eixos temáticos: Educação Básica - etapas de ensino e educação integral, modalidades de ensino e diversidade; Ensino Superior; Qualidade da Educação e Financiamento; e Valorização e Formação. 
Segundo Uana Tereza, delegada representante do município de Ferreira Gomes, a conferência vai trazer resultados positivos para a educação. "Todos os municípios têm a oportunidade de participar e apresentar suas propostas para o desenvolvimento da educação; é assim que podemos construir uma gestão mais participativa e democrática", disse.
Também foram discutidos temas como: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições trabalho; e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. 
"Este encontro representa um momento ímpar no contexto da educação do Estado, as propostas apresentadas são no sentido de contribuir com a construção de um sistema educacional de qualidade. São espaços de discussão abertos à colaboração de todos os profissionais da educação, gestores, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros", enfatizou Conceição Medeiros, secretária de Estado da Educação.
A criação do PEE está prevista na Lei Federal Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, o qual determina que os estados têm o prazo de um ano para aprovarem, através de lei, o Plano Estadual de Educação. O prazo terminará no próximo dia 24 de junho.
Com aprovação do texto final em Conferência, a redação será encaminhada para apreciação do governador do Amapá, Waldez Góes, e será enviado para análise e aprovação da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap). Posteriormente, seguirá para sanção do governador, transformando-se em Lei.
Ariane Lopes

Fonte:




Sameera Chathuranga Postado Por Jadiel Jackson

O Blog Macapá Semeando oferece a você o acesso a vários links. Aqui você pode ter acesso aos nossos Projetos, Textos, Fotos e Vídeos, você também poderá baixar Músicas além de acessar nossos materiais educacionais. Você também pode dialogar diretamente com nossa equipe pela Pagina "Fale Conosco". Comente, deixe o seu Recado logo abaixo. Sua Opinião é de extrema importância para nossa equipe. Obrigado!

Obrigado!

0 Comentários :

Postar um comentário