16 de setembro de 2015
CONTRIBUIÇÕES PARA UM CURRÍCULO... AMAPAENSE
CONTRIBUIÇÕES PARA UM CURRÍCULO... AMAPAENSE
Magno José Távora de Mendonça
(Última versão: 15/09/2015)
I.
Alguns pressupostos
gerais
·
As considerações aqui
expostas partem da ideia de que:
- Educação é diferente de Educação
Escolar. O processo educacional não ocorre somente nas escolas. A
escolarização é apenas um pequeno elemento da formação individual e social das
pessoas. O papel da escola é,
pedagogicamente, disponibilizar na Educação Básica, os diferentes conhecimentos
produzidos na vivência humana, em especial, o acumulado pelas Ciências, como
forma de compreensão e como possibilidade do desenvolvimento de um pensar-sentir-fazer
para uma vida melhor. Nessa busca, a educação-formação humana (atitudes e
valores) ocorre em todos os espaços-tempos relacionais de nossas vivências,
institucionalizados ou não. Portanto, o objeto de trabalho - o foco da educação
escolar - é o conhecimento, com os saberes das diferentes áreas do
conhecimento, didatizados nas disciplinas consagradas, sendo usados com rigor e
profundidade como instrumentos-meios de desenvolvimento cognitivo das pessoas
para que possam aprender sempre (aprender durante toda a vida, com autonomia
intelectual e pensamento crítico). Isso dá a direção ao trabalho docente.
- As escolas possuem, balizado pela legislação, um elevado
grau de autonomia na construção e na condução de seu currículo. Portanto, ao
Ministério e à Secretaria de Educação cabe regular estrategicamente, de maneira
mais geral e menos local, esse processo. Ao mesmo tempo, ofertar sob demanda da rede, formação continuada às
pessoas que trabalham na educação escolar.
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