9 de setembro de 2015

Mestrado em Educação



UFPA abre novo Mestrado em Educação, aprovado pela Capes

Acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) – Mestrado. O curso funcionará por intermédio do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) e tem como principal característica atender aos estudos sobre a realidade da escola básica e, em específico, às escolas localizadas na Amazônia. A nova pós vai se basear na experiência de 16 grupos de pesquisa e extensão, os quais serão suportes para a realização do trabalho. O primeiro edital deseleção para o curso de mestrado já está disponível. Acesse aqui o site.
O programa tem por objetivo formar o pesquisador da Educação Básica, o professor pesquisador do Ensino Superior e o profissional da Educação Básica que também trabalhe com pesquisa. Serão 24 vagas ofertadas, com ingresso previsto para o início de 2016, sendo 13 vagas para a linha de pesquisa ‘Currículo da Educação Básica; e outras 11 para a linha de pesquisa em ‘Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Escola Básica’. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site, no período de 1º a 16 de outubro de 2015.
Para se candidatar, é preciso ser portador de diploma em curso superior, não há especificidade em uma única área do conhecimento, porém todos os diplomas devem ser reconhecidos legalmente. O candidato deve apresentar uma proposta de projeto de dissertação, de até 12 laudas, além de cópias dos documentos pessoais: cópia eletrônica do CPF, cópia eletrônica do diploma de graduação ou declaração de concluinte. O resultado de uma prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e o deferimento das inscrições serão divulgados no dia 23 de outubro. A análise do projeto enviado vai complementar a avaliação dos candidatos, além da entrevista e do exame do currículo.
Impacto positivo - Sobre a importância do novo mestrado para a área de Educação, o coordenador do PPEB, professor Ronaldo Lima Araújo, diz que o foco na escola básica vai impactar positivamente a Amazônia, uma das áreas com o maior déficit nesta questão. “A Educação Básica nesta região apresenta os piores indicadores do Brasil, e a pesquisa, somada ao conhecimento educacional contextualizado sobre essa problemática, é necessária, apesar de não suficiente, para a reversão de tais indicadores”, pontuou.
Entre os resultados esperados para o novo mestrado, segundo o coordenador, estão o desenvolvimento de estudos que reflitam a realidade cotidiana da escola e a manutenção de um permanente intercâmbio entre as atividades pós-graduadas e as demandas dos sistemas de ensino.
Diferencial - De acordo com o professor Ronaldo Lima Araújo, focar na Educação Básica é a principal característica que diferencia o novo curso de mestrado da UFPA dos demais já existentes na Instituição. “Nosso objetivo é compreender a realidade da escola básica paraense. Acreditamos que, por meio da pesquisa e da produção de conhecimento em torno da Educação Básica, possamos entender melhor os problemas que a afetam e propor alternativas”, informa.
Serviço:
UFPA abre novo Mestrado em Educação, aprovado pela Capes
Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)
Inscrições pelo site
Período de inscrição: 1º a 16 de outubro de 2015.
Texto: Brenda Maciel, com informações da Coordenadoria de Imprensa e Informação da Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google
Publicado em: 07.09.2015 10:00

Fonte: universidade Federal do Pará








Sameera Chathuranga Postado Por Jadiel Jackson

O Blog Macapá Semeando oferece a você o acesso a vários links. Aqui você pode ter acesso aos nossos Projetos, Textos, Fotos e Vídeos, você também poderá baixar Músicas além de acessar nossos materiais educacionais. Você também pode dialogar diretamente com nossa equipe pela Pagina "Fale Conosco". Comente, deixe o seu Recado logo abaixo. Sua Opinião é de extrema importância para nossa equipe. Obrigado!

Obrigado!

0 Comentários :

Postar um comentário