UFPA abre novo Mestrado em Educação, aprovado pela
Capes
Acaba de
ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes) o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica
(PPEB) – Mestrado. O curso funcionará por intermédio do Instituto de Ciências
da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA) e tem como principal
característica atender aos estudos sobre a realidade da escola básica e, em
específico, às escolas localizadas na Amazônia. A nova pós vai se basear na
experiência de 16 grupos de pesquisa e extensão, os quais serão suportes para a
realização do trabalho. O primeiro edital deseleção para o curso de mestrado já está disponível. Acesse aqui o site.
O
programa tem por objetivo formar o pesquisador da Educação Básica, o professor
pesquisador do Ensino Superior e o profissional da Educação Básica que também
trabalhe com pesquisa. Serão 24 vagas ofertadas, com ingresso previsto para o início
de 2016, sendo 13 vagas para a linha de pesquisa ‘Currículo da Educação Básica;
e outras 11 para a linha de pesquisa em ‘Gestão e Organização do Trabalho
Pedagógico na Escola Básica’. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site, no período de 1º a
16 de outubro de 2015.
Para se
candidatar, é preciso ser portador de diploma em curso superior, não há
especificidade em uma única área do conhecimento, porém todos os diplomas devem
ser reconhecidos legalmente. O candidato deve apresentar uma proposta de
projeto de dissertação, de até 12 laudas, além de cópias dos documentos
pessoais: cópia eletrônica do CPF, cópia eletrônica do diploma de graduação ou
declaração de concluinte. O resultado de uma prova escrita, de caráter
eliminatório e classificatório, e o deferimento das inscrições serão divulgados
no dia 23 de outubro. A análise do projeto enviado vai complementar a
avaliação dos candidatos, além da entrevista e do exame do currículo.
Impacto
positivo - Sobre a
importância do novo mestrado para a área de Educação, o coordenador do PPEB,
professor Ronaldo Lima Araújo, diz que o foco na escola básica vai impactar
positivamente a Amazônia, uma das áreas com o maior déficit nesta questão. “A
Educação Básica nesta região apresenta os piores indicadores do Brasil, e a
pesquisa, somada ao conhecimento educacional contextualizado sobre essa
problemática, é necessária, apesar de não suficiente, para a reversão de tais
indicadores”, pontuou.
Entre os
resultados esperados para o novo mestrado, segundo o coordenador, estão o
desenvolvimento de estudos que reflitam a realidade cotidiana da escola e a
manutenção de um permanente intercâmbio entre as atividades pós-graduadas e as
demandas dos sistemas de ensino.
Diferencial
- De
acordo com o professor Ronaldo Lima Araújo, focar na Educação Básica é a
principal característica que diferencia o novo curso de mestrado da UFPA dos
demais já existentes na Instituição. “Nosso objetivo é compreender a realidade
da escola básica paraense. Acreditamos que, por meio da pesquisa e da produção
de conhecimento em torno da Educação Básica, possamos entender melhor os
problemas que a afetam e propor alternativas”, informa.
Serviço:
UFPA abre novo Mestrado em Educação, aprovado pela Capes
Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)
Inscrições pelo site.
Período de inscrição: 1º a 16 de outubro de 2015.
Texto:
Brenda Maciel, com informações da Coordenadoria de Imprensa e Informação da
Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google
Publicado
em: 07.09.2015 10:00
Fonte: universidade Federal do Pará
Postado Por
Jadiel Jackson
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