21 de março de 2015

Matérias

HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL E DO MUNDO - "AS FORÇAS POLÍTICAS QUE GOVERNAM DE FATO"


FORÇAS POLITICO-PARTIDÁRIAS QUE (AINDA) GOVERNAM O BRASIL


Tomando como inicio o ano de 1985, quando o último general do Golpe Militar deixou o poder executivo do Brasil, percebe-se uma continuidade no poder das forças politicas que apoiaram o Golpe, com a inclusão de setores da oposição.


O MDB-PMDB que abrigava desde militares descontentes com a permanência de  generais no poder até militantes comunistas, foi-se tornando mais homogêneo e identificando-se com o fisiologismo, com o liberalismo econômico, com a democracia burguesa e, assim, com as aspirações de empresários, banqueiros, latifundiários e classe média ‘alta’.

Juntamente com outros partidos situados no mesmo espectro ideológico (Liberal, anticomunista, capitalista, empresarial, patronal, burguês), o PMDB costurou alianças com os “velhos” do poder passou a compor a nova força conservadora a dominar o Brasil politicamente através ocupação de lugares-chave do Estado Brasileiro.

Essa estratégia da burguesia brasileira de continuar e de manter-se no poder reflete-se nos cargos públicos ocupados pelo PMDB ao longo dos anos, desde a eleição de José Sarney, que deixara de ser presidente do partido governista (PDS) para filiar-se ao PMDB e tornar-se o primeiro presidente civil pós golpe de 1964.



No Poder Executivo, José Sarney (PMDB) assumiu a presidência da república de 1985 até 1990; Fernando Collor Assumiu em 1991, tendo como Vice-presidente Itamar Franco (PMDB), que ocuparia a presidência em 1992 até 1994.
Nesse mesmo período o Senado Federal foi dominado pelo PMDB, tendo como presidentes:
Na Câmara Federal o partido político dominante também foi o PMDB. Seus presidentes foram os seguintes:
Fato relevante nesse período foi a Constituinte de 1986, onde o PMDB, desempenhou papel relevante na Constituição de 1988, assumindo, juntamente com o Centrão, a postura conservadora da nova organização política do Brasil.

Com a posse de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na presidência em 1995 o Brasil aprofundou o liberalismo e juntamente com os partidos da mesma ideologia (PFL, PPS, PMDB,) adotaram a experiência neoliberal, privatizando empresas estatais, facilitando e favorecendo a entrada de empresas estrangeiras, abrindo o mercado interno para produtos importados e reduzindo e sucateando o serviço público (educação, saúde, transporte, energia, telefonia, etc). O PMDB estava lá apoiando com forte poder de intervenção nos rumos políticos do governo FHC, inclusive aprovando, com sua poderosa bancada parlamentar, mudanças na Constituição de 1988 para a implantação da política neoliberal.

Nesse período (de 8 anos) o Senado foi presidido por:

Por sua Vez a Câmara Federal foi presidida por:

A partir de 2003, com a posse de Lula, o PT torna-se um dos atores principais na política nacional, elegendo o presidente e uma grande bancada parlamentar. Nesse período que vai até 2010 (8 anos), o PMDB tornou-se mais poderoso ainda o que levou a consolidar-se em 2010 na Vice-presidência de Dilma Rousseff (PT) para o período 2011-2014. O Vice-Presidente eleito foi Michel Temer (PMDB).

No período Lula, o Senado Federal foi presidido por:

Nesse mesmo período a Câmara Federal foi presidida por:

Em resumo, percebe-se que ao longo do período que vai de 1985 até os dias atuais – 28 anos - o PMDB é a força partidária que tem influenciado decisivamente a política brasileira, intervindo, negociando, impondo, os interesses de banqueiros, empresários, latifundiários, classe média alta. Sua principal forma de ação está no fisiologismo, agindo fortemente nos bastidores, nos gabinetes de ministérios e Secretarias, assumindo cargos chaves nos governo e ameaçando seus interlocutores com a poder que a sociedade tem dado ao partido, elegendo parlamentares (federais, estaduais e municipais) e até mesmo executivos (governadores e prefeitos) em todas as regiões brasileiras.
TEXTO EM CONSTRUÇÃO POR EUGENIO CORREA!!!!!! ÚLTIMA ALTERAÇÃO EM 24AGO2013. 

BRASIL

Período presidencial: 2011 a 2014
Presidenta: Dilma Rousseff (PT) // Vice presidente: Michel Temer (PMDB/SP)

Presidente da Câmara dos Deputados: Período 2011-2012:                       // Período 2013-2014: Henrique Alves (PMDB/RN)

Presidente do Senado: Período 2011-2012: José Sarney (PMDB/AP)  // Período 2013-2014: Renan Calheiros (PMDB/AL)

Organizações partidárias no Congresso:
(eleições de 2010)

Período presidencial: 2003 a 2010
Presidente: Luis Inácio Lula da Silva (PT/SP) // Vice presidente: José Alencar (    PR /MG)



Sameera Chathuranga Postado Por Jadiel Jackson

O Blog Macapá Semeando oferece a você o acesso a vários links. Aqui você pode ter acesso aos nossos Projetos, Textos, Fotos e Vídeos, você também poderá baixar Músicas além de acessar nossos materiais educacionais. Você também pode dialogar diretamente com nossa equipe pela Pagina "Fale Conosco". Comente, deixe o seu Recado logo abaixo. Sua Opinião é de extrema importância para nossa equipe. Obrigado!

Obrigado!

0 Comentários :

Postar um comentário