27 de junho de 2015

GOVERNO SANCIONA LEI QUE INSTITUI O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO



Governo sanciona lei que institui planos e metas para os próximos dez anos na Educação
O Plano Estadual de Educação (PEE), que contém as diretrizes para os próximos dez anos, foi instituído nesta quarta-feira, 24, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, após sanção da Lei de nº 1.907. Com a nova legislação, o governo assegura o cumprimento do plano até junho de 2025, obedecendo aos prazos estabelecidos.
Ao todo, foram elaboradas 26 metas e estratégias de projetos, programas e ações educacionais de acordo com as diretrizes previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). A medida visa melhorar a qualidade da educação.
Entre as metas e estratégias estão a universalização da pré-escola, ensino fundamental, atendimento escolar; inclusão de estudantes portadores de deficiência, transtornos globais do desentendimento, altas habilidades e superdotação; colaboração com os municípios para alfabetizar todas as crianças até o terceiro ano do ensino fundamental; elevação da taxa de alfabetização para 93,5%, além de reduzir a taxa de analfabetismo funcional em 50%.
O plano prevê, ainda, fomentar a qualidade do ensino básico para que o Estado aumente as médias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em relação à nacional e elevar gradualmente nas instituições de ensino superior públicas o número de matrículas na pós-graduação, com expectativa para formar, no mínimo, 40 mestres e 20 doutores.
Para a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, a aprovação e sanção do PEE são um marco importante para a educação. "A categoria da educação está muito feliz, pois esse é um momento histórico para o Amapá. Pensar a educação a longo prazo significa dizer que estamos comprometidos com a melhoria do ensino", comemorou.
A votação na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) ocorreu em regime de urgência na última terça-feira, 23, em sessão ordinária, quando o plano foi aprovado por unanimidade.
O PEE
Aproximadamente 450 educadores de todo o Estado participaram da construção do PEE durante vários dias intensos de debates e votações, ao longo da Conferência Estadual de Educação 2015, que foi concluída em maio.
A criação do PEE está prevista na Lei Federal Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação, o qual determina que os Estados têm o prazo de um ano para aprovarem, através de lei, o Plano Estadual de Educação. O Amapá cumpriu o prazo que se encerrou no dia 24 de junho.
Fonte: Agencia Amapá de Noticias
Anne Santos
anne@secom.ap.gov.br
Da Redação - Agência Amapá



Sameera Chathuranga Postado Por Jadiel Jackson

O Blog Macapá Semeando oferece a você o acesso a vários links. Aqui você pode ter acesso aos nossos Projetos, Textos, Fotos e Vídeos, você também poderá baixar Músicas além de acessar nossos materiais educacionais. Você também pode dialogar diretamente com nossa equipe pela Pagina "Fale Conosco". Comente, deixe o seu Recado logo abaixo. Sua Opinião é de extrema importância para nossa equipe. Obrigado!

Obrigado!

0 Comentários :

Postar um comentário