27 de junho de 2015

PROJETO SEMEANDO PUBLICA CARTILHA QUE CONTA HISTÓRIAS VIVIDAS POR EDUCADORES



Cartilha conta histórias vividas por educadores e busca melhorar qualidade do ensino

O Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Estado da Educação (Seed) lançou nesta quinta-feira, 25, a cartilha "Contando Histórias". A iniciativa faz parte do projeto Educação Semeando Vida e Cuidando da Comunidade e visa, através da coletânea de relatos e vivências de educadores, promover a interação e superar os desafios de sala de aula envolvendo toda a comunidade escolar.
O evento, que ocorreu na Praça Floriano Peixoto, no centro de Macapá, reuniu educadores e apreciadores do projeto. Na ocasião, foi possível sentir de perto os princípios que norteiam o grupo, através da socialização de histórias publicadas.
O objetivo principal é estimular princípios de vivência, responsabilidade, criatividade, diálogo e amorosidade, buscar a redução de stress e atitudes de boa convivência, prazer de ensinar e aprender, realização no trabalho e com a atividade profissional, além de outros desafios pela qualidade de vida.
Segundo o professor e participante do Semeado, Eugênio Furtado, o projeto foi pensado a partir da necessidade de se discutir relações interpessoais dentro da escola e encontrar alternativas para melhorar a o dia a dia nas escolas e a qualidade do ensino.
"A proposta foi acolhida por muitas escolas e chegamos à conclusão que o projeto é possível ser feito e com resultados positivos. Nossa intenção é que o trabalho continue e que nós façamos uma revolução silenciosa e amorosa no sistema de ensino do nosso Estado", enfatizou.
Para uma das autoras e organizadora do projeto, Maria José Costa, é importante a iniciativa para que se construa uma sociedade de mais convivência e solidariedade. "Queremos sensibilizar e socializar também nossos aprendizados em sala de aula com os demais educadores, para que possamos nos ajudar num aprendizado mútuo, nas relações de ensinar e aprender", disse.
Emoção parecida foi sentida pela professora Leoniza Prata dos Santos, da Escola Estadual Rivanda Nazaré da Silva Guimarães, que também teve sua história publicada na cartilha. Ela conta que atua na educação há 31 anos e que é uma das suas paixões. "Sou apaixonada pela educação e é uma grande felicidade colaborar na qualidade de vida, revolucionar com afetividade e ter uma educação dialética e emancipadora", destacou.
O projeto contou com o envolvimento de 266 escolas das redes estadual, municipal e particular, no período de 2011 a 2015. O trabalho resultou na produção de 36 histórias contadas em 77 páginas. Foram produzidas 300 cartilhas que serão distribuídas em diversas escolas.
Fonte: SEED/AP
Ariane Lopes



Sameera Chathuranga Postado Por Jadiel Jackson

O Blog Macapá Semeando oferece a você o acesso a vários links. Aqui você pode ter acesso aos nossos Projetos, Textos, Fotos e Vídeos, você também poderá baixar Músicas além de acessar nossos materiais educacionais. Você também pode dialogar diretamente com nossa equipe pela Pagina "Fale Conosco". Comente, deixe o seu Recado logo abaixo. Sua Opinião é de extrema importância para nossa equipe. Obrigado!

Obrigado!

0 Comentários :

Postar um comentário